Ad Widget

Collapse

É possível monitorar o tempo de resposta das aplicações?

Collapse
This topic has been answered.
X
X

• Time
  • Show
Clear All
new posts
  • glen.lima
    Junior Member
    • Mar 2024
    • 8

É possível monitorar o tempo de resposta das aplicações?

Olá a todos!

Gostaria de saber se existe a possibilidade de monitorar e coletar o tempo de resposta de algumas aplicações desktop dos servidores presentes na minha infraestrutura? Atualmente já monitoramos, coletamos e exibimos no Grafana o percentual de uso de memória RAM e processamento, número de processos rodando em cada servidor e etc.
    Porém, existem aplicações que os usuários reclamam de lentidão mas ao avaliar esses dados (uso de memória RAM e processamento) é notável que o servidor em si aparentemente tem hardware de sobra, com médias de uso de processamento na casa dos 5% e média de uso de memória RAM na casa dos 30~50%.

Daí a ideia de monitorar e coletar o tempo de resposta das aplicações, já que aparentemente o monitoramento do uso de processamento e memória RAM nesse caso não está sendo tão útil.

Desde já, muitíssimo obrigado!
  • Answer selected by glen.lima at 11-06-2024, 17:08.
    markfree
    Senior Member
    • Apr 2019
    • 868

Entendo, glen.lima. Entretanto, acho que a resposta ainda é a mesma: depende de como a aplicação fornece métricas de desempenho. Assim, seria necessário buscar estes dados com o fabricante da aplicação.

Por exemplo, o tempo que o GIMP leva para renderizar uma imagem de alta resolução deve aparecer internamenta na sua própria interface. A aplicação não expõe esta métrica por padrão. Contudo, o GIMP tem o código aberto e qualquer um pode fazer alterações ou criar plugins.
    Portanto, se houver alguma métrica que as suas aplicações fornecem, você pode tentar capturar elas usando os meios que o Zabbix fornece, incluindo scripts personalizados.

Caso não exista métricas expostas pela aplicação, dê uma olhada no log pois nele podem existir dados interessantes.

Comment

• glen.lima
      glen.lima commented
      Editing a comment
      Markfree, perfeito...muito obrigado!
  • markfree
    Senior Member
    • Apr 2019
    • 868

Glen, depende de como a aplicação fornece métricas de desempenho.

Você busca o tempo que uma página WEB leva para ser carregada?
    Ou seria o tempo de consulta ao BD?
    Ou o que?

É necessário saber como a aplicação fornece os dados a serem monitorados.
    Somente "tempo de resposta" é um termo muito vago.

Comment

• glen.lima
      glen.lima commented
      Editing a comment
      Olá markfree, desculpe pela falta de clareza no meu post anterior. Vou tentar explicar melhor a minha situação.

Quando menciono "tempo de resposta", refiro-me ao tempo que determinadas ações nas aplicações desktop demoram para ser concluídas. Por exemplo, salvar uma imagem em alta qualidade pode levar mais tempo do que salvar a mesma imagem em uma qualidade inferior, ou quando peço para o software realizar uma determinada ação que exigirá um cálculo complexo, isso também levará um determinado tempo. Esse tempo de execução é o que quero monitorar e coletar.

Estamos falando de aplicações desktop, desenvolvidas por terceiros, e por isso não tenho acesso direto às métricas de desempenho internas dessas aplicações. Não sei se elas fornecem algum tipo de log ou métrica que possa ser acessada para monitorar esses tempos de resposta.

O objetivo é avaliar a experiência do usuário de maneira mais precisa. Como os dados de uso de CPU e memória estão baixos, mas os usuários ainda relatam lentidão, acredito que monitorar esses tempos de resposta pode ajudar a identificar se o problema está na otimização do software para a plataforma específica ou em outro fator.

Em resumo, quero entender melhor o desempenho das aplicações do ponto de vista do usuário final, e estou buscando uma maneira de coletar e monitorar esses tempos de resposta para ter uma visão mais completa da situação.

Muito obrigado pela sua ajuda!
  • markfree
    Senior Member
    • Apr 2019
    • 868

Entendo, glen.lima. Entretanto, acho que a resposta ainda é a mesma: depende de como a aplicação fornece métricas de desempenho. Assim, seria necessário buscar estes dados com o fabricante da aplicação.

Por exemplo, o tempo que o GIMP leva para renderizar uma imagem de alta resolução deve aparecer internamenta na sua própria interface. A aplicação não expõe esta métrica por padrão. Contudo, o GIMP tem o código aberto e qualquer um pode fazer alterações ou criar plugins.
    Portanto, se houver alguma métrica que as suas aplicações fornecem, você pode tentar capturar elas usando os meios que o Zabbix fornece, incluindo scripts personalizados.

Caso não exista métricas expostas pela aplicação, dê uma olhada no log pois nele podem existir dados interessantes.

Comment

• glen.lima
      glen.lima commented
      Editing a comment
      Markfree, perfeito...muito obrigado!
Working...