Ad Widget

Collapse

DHCP pfSense e monitoramente Zabbix

Collapse
X

• Time
  • Show
Clear All
new posts
  • signori
    Junior Member
    • Mar 2024
    • 2

DHCP pfSense e monitoramente Zabbix

Boa tarde Pessoal, tudo bem com vocês?

Sou novo na utilização do Zabbix e tenho como objetivo monitorar quantos computadores estão conectados ao meu servidor dhcp e também poder visualizar os destinos que estão sendo acessados por cada dispositivo.

Meu ambiente é o seguinte, possuo um servidor Proxmox onde possuo virtualizado nele um pfsense, ubuntu server e um zabbix, três maquinas virtualizadas no proxmox. Neste ambiente o meu servidor DHCP é o proprio pfsense, porem o pfsense por sí próprio não possui dashboards para uma boa visualização como podemos criar no zabbix.

Com este ambiente eu gostaria de monitorar os computadores que receberam um ip valido do servidor dhcp do pfsense e que eu possa visualizar os destinos que os clientes dhcp estão acessando.
  • markfree
    Senior Member
    • Apr 2019
    • 868

Eu nunca monitorei hosts com o pfSense, mas existe a template oficial da própria Zabbix SIA.
    Acho que ela não possui itens que identifiquem as leases DHCP, mas você pode personalizá-la.
    A template utiliza SNMP, então, imagino que você deve buscar por métricas de DHCP na documentação SNMP do pfSense.

Ou melhor, você pode criar outra template para esta monitoração específica
    e compartilhar com a comunidade.

Comment

Working...