Ad Widget

Collapse

Trigger para eventlog

Collapse
X

• Time
  • Show
Clear All
new posts
  • felipesorz
    Junior Member
    • Jul 2023
    • 24

Trigger para eventlog

Bom dia a todos,

Antes de mais nada eu gostaria de saber se tem como receber email apenas por um item que faça a coleta (acredito que não pois é necessario uma ação para o email ser disparado, mas vai que... ) ? Senão, vamos a questão:
    Tenho um Template personalizado onde criei um item (imagem 01) e consigo receber a coleta (imagem02). Preciso de ajuda para uma trigger para que seja disparado o email com esta coleta pois testei várias formas, mas obtive apenas um retorno onde aparentemente ele escolhe 1 ativo apenas e fica monitorando apenas o mesmo.

Imagem 01
    Click image for larger version

Name:	image.png
Views:	344
Size:	8.8 KB
ID:	482374

Imagem02

Views:	221
Size:	26.8 KB
ID:	482376

Ubuntu 22.04
    Zabbix 6.0.25​​
    Attached Files
  • markfree
    Senior Member
    • Apr 2019
    • 868

Acho que não entendi direito qual é sua necessidade.
    Você precisa criar uma trigger que gere um evento e, a partir daí, seja iniciada uma ação de envio de e-mail? É isso?

Você já definiu o que sua trigger deve avaliar?

Comment

• felipesorz
      Junior Member
      • Jul 2023
      • 24

Perdão pela má explicação.
      Eu tenho o item e uma trigger criadas com o log de eventos "logeventid(/xxxxxxx/eventlog["Microsoft-Windows-TerminalServices-RemoteConnectionManager/Operational"])=1" em 7 servidores com o mesmo SO, mesma rede porém a trigger é acionada sempre nos mesmos servidores de 7 em apenas 3 a trigger aciona e agora gostaria de saber como fechar automaticamente o evento. A trigger avisa que alguém logou em meu servidor, envia os logs certinhos porém ela fica como aberta e eu preciso fechar manualmente. Gostaria de saber como faço para que ela seja fechada automaticamente.

Desculpe se ainda estiver confuso pois sou novo no zabbix e talvez não saiba exatamente como explicar, mas são 2 problemas por agora.

1 - Como fazer a trigger funcionar em todos os meus 7 servidores.
      2 - Como fazer para que o incidente seja fechado automaticamente.

Comment

• markfree
        Senior Member
        • Apr 2019
        • 868

Me parece que sua trigger não está completa.
        A key "eventlog" captura os eventos registrados de acordo com o caminho (path) que você especificar.
        Além disso, ela também pode especificar alguns filtros para a captura do log. Um bom filtro é o próprio ID do evento.

Pelo que entendi até agora, você está capturando os eventos de autenticação via RDP no caminho "Microsoft-Windows-TerminalServices-RemoteConnectionManager/Operational". Sendo assim, acredito que o item pode utilizar a chave "eventlog" com o filtro "1149" conforme abaixo.
        Code:
        eventlog["Microsoft-Windows-TerminalServices-RemoteConnectionManager/Operational",,,,"1149",,skip]
        Deste modo, o item capturará somente os eventos de autenticação RDP, conforme a sua imagem inicial. O parâmetro "eventid" (5ª posição) da key "eventlog" permite que você utilize uma expressão regular, então, você filtrar por mais IDs no mesmo path.

Quanto à trigger, a função "logeventid" verifica se o valor do evento condiz com uma expressão regular.
        Sendo assim, você deve especificar uma expressão regular para ser avaliada. Se a expressão for verdadeira, isto é, se for encontrada, a função retorna o valor 1. Entretanto, não encontrei essa expressão no seu exemplo.
        Se sua intenção é gerar um evento para cada autenticação RDP nos servidores, acredito que a função deve funcionar da seguinte forma:
        Code:
        logeventid(/WIN11/eventlog["Microsoft-Windows-TerminalServices-RemoteConnectionManager/Operational"],#1,"1149")=1
        Com isso, sempre que o item receber novos eventos com o ID 1149, a trigger será verdadeira e um novo evento será gerado.

Views:	317
Size:	7.1 KB
ID:	483132

Para gerar múltiplos eventos, você pode marcar a opção "PROBLEM event generation mode" = "Multiple" na configuração da trigger.
        Mas, como já percebeu, neste formato os eventos não serão fechados pois a condição da trigger nunca será falsa. Isso significa que a função "logeventid" sempre retorna 1 quando um novo evento é capturado, já que o item não recebe outro tipo de informação.

Para fechar os eventos automaticamente, vejo algumas possibilidades:

Comment

Working...