Ad Widget

Collapse

PFSense e Zabbix

Collapse
X

• Time
  • Show
Clear All
new posts
  • maneiro1
    Junior Member
    • Oct 2024
    • 3

PFSense e Zabbix

Olá Amigos, estou enfrentando uma dificuldade. Sou novo com Zabbix e com o PFSense.

Estou tentando monitorar com ACTIVE CHECK algumas VMs que temos na Azure. Porém elas não estão na nossa rede e não consigo ativar o ACTIVE CHECK por conta disso.
    Pensei em algumas alternativas como ativar um túnel IPSEC para conexão entre a azure e a nossa rede interna.

Queria saber se tem alguma forma mais simples de liberar essas VMs no PFSENSE.
  • markfree
    Senior Member
    • Apr 2019
    • 868

Esta me parece ser uma questão de configuração de firewall Pfsense.
    Entretanto, um túnel do seu site para a Azure parece ser uma boa ideia, já que permite uma comunicação segura.

Se possível, outra opção seria criar um Zabbix Proxy na rede da Azure e conectar suas VMs a ele localmente. Desse modo, você só precisa conectar o Proxy ao seu Zabbix Server (de forma segura também).

Comment

• maneiro1
      Junior Member
      • Oct 2024
      • 3

markfree - Bom dia, consegui resolver e foi mais simples do que pensei.

Aos demais que olharão esse post no futuro, pode ser que ajude.

Fiz 2 coisas, criei um ALIASES no PFSENSE com nome AZURE e coloquei todos IP das VMs nesse Aliases, em seguida criei um NAT liberando toda conexão vinda do ALIASES Azure que criei, liberando tudo que vier dele na porta 10051 que é onde o agente ativo se comunica.

Por que, o agente pinga no servidor, mas não encontra por conta do firewall, e ai tem que ser feito o NAT para o firewall direcionar esse pacote que chega do agente, para cair direto no servidor.

Comment

Working...