Ad Widget

Collapse

Dúvida Consigo ter dois hosts diferentes como mesmo ip no zabbix server

Collapse
X

• Time
  • Show
Clear All
new posts
  • diego gstecnologia
    Junior Member
    • Dec 2024
    • 1

meu cenário administro 30 clientes fazendo monitoramento dos firewall tem alguns firewall que tem mesmo ip hoje eles estão configurados pelo dns, estou mudando a estrutura da minha rede e vou fechar um vpn da central com acesso direto a eles para não precisar ficar passando os dados pela internet
    minha dúvida é o seguinte consigo configurar hosts diferentes com o mesmo ip ?
  • mrnobody
    Member
    • Oct 2024
    • 61

Consegue sim!
    A chave primária é o nome do Host, somente ela não pode se repetir no cadastro de Host (exigência do banco de dados, estrutura necessária pra fazer as Querys). Outro exemplo de que não pode se repetir: chave do item, dentro dos templates.

Comment

• solution
      Senior Member
      • Jun 2020
      • 269

A resposta a sua pergunta é:
      depende se estão configurado em "Passive Mode" ou "Active Mode".

Estão em Modo Passivo? **Zabbix Server/Proxy consulta o host. ***Templates NÃO tem "Active no nome" Ex; Windows by Zabbix agent
      Não você não pode.
      porque? neste caso o zabbix server/proxy se comunica com o host, então cada host precisa ter 1 IP exclusivo.

Estão em Modo Ativo? **Host consulta o Zabbix Server/Proxy ** ***Templates termina com "Active" Ex; Windows by Zabbix agent active
      Sim, você pode.
      porque? Como o Host consulta o Servidor,, então o IP dele não importa, na interface pode até ser 0.0.0.0,, pois o que importa é que o nome cadastrado no Zabbix Server seja o mesmo no Zabbix Agent Conf (Hostname=)

Wellington

Comment

• markfree
        Senior Member
        • Apr 2019
        • 868

solution, acho que houve um equívoco.
        Como o mrnobody disse, é possível criar múltiplos hosts com o mesmo IP, seja no modo passivo ou ativo, desde que o hostname seja único.

Note na imagem abaixo que eu criei 2 hosts passivos com o mesmo IP.

O que determina a unicidade do host é o "hostname".

Caso o Zabbix Agent esteja no modo passivo, o hostname configurado na interface do Zabbix pode ser diferente do valor configurado no Agent.
        Já no modo ativo, o hostname configurado na interface do Zabbix precisa ser igual ao valor configurado no Agent.

Comment

• solution
          Senior Member
          • Jun 2020
          • 269

Você tem razão, eu não me expressei bem, então:

Eu posso criar vários hosts e na interface usar o mesmo ip?
          Sim, você pode.

Eu consigo monitorar 2 ou mais hosts que tenham o mesmo IP?
          Em modo Passivo, Não
          **Exceto quando estão monitorando dispositivos remotos via WAN, pois você pode usar DNAT e portas específicas

E no seu caso que você citou VPN, nos casos de rotas iguais, a rota com menor custo é quem responderá primeiro.

Wellington

Comment

Working...