Ad Widget

Collapse

Alertas

Collapse
X

• Filter
  • Time
  • Show
Clear All
new posts

Alertas

Olá, sou meio novo no Zabbix. Trabalho em um provedor de internet e decidimos mudar de ferramenta de monitoramento para o Zabbix.
    Estamos em faze de testes com ele ainda, e ele acusou dois erros que não consegui encontrar a resolução.

Um deles é esse:
    Less than 25% free in the configuration cache

E o outro:
    Zabbix unreachable poller processes more than 75% busy

Se alguém ja passou por isso e sabe como resolver. E principalmente o por que isso acontece para sabermos como lidar e o que esta acontecendo.

Agradeço a ajuda!

Atenciosamente,
    Vitor Zatta Junior.

Tenho o mesmo problema, só
    Precisa alguns alertas repetidos e recebemos essas
    Mensagens como se o zabbix não conseguisse tratar

Comment

Estes dois alertas são de configurações do server no arquivo zabbix_server.conf que fica normalmente no diretório /etc/zabbix ou /usr/local/etc, dependendo de como foi instalado.

Procure as chaves CacheSize e StartPollers a as aumente devagar.

Verifique os dados de monitoramento do zabbix server, para acompanhar o efeito destas modificações.

Comment

Alertas

No devagar que você se refere é de 10 em 10?

Comment

Originally posted by Vitor Zatta Junior View Post
          No devagar que você se refere é de 10 em 10?

opa Vitor,

Acho que pelo número de host, já tem um número um pouco elevado.

CacheSize 500M

StartPollers 700

Não sei porque o consumo alto de memória, o que eu colocar, o mysql consome.

Comment

Realmente 700 pollers é demais, a menos que sua instalação seja grande.

Quando postei antes considerei que eram os valores default que haviam nestas configurações.

Então para fazer sentido precisamos saber quantos hosts são monitorados e o V.P.S do server. Veja na aba Dashboard do Monitoramento.

Comment

Originally posted by elemarmb View Post

Quando postei antes considerei que eram os valores default que haviam nestas configurações.

Então para fazer sentido precisamos saber quantos hosts são monitorados e o V.P.S do server. Veja na aba Dashboard do Monitoramento.
              Zabbix está rodando localhost:10051
              Quantidade de hosts (habilitados/desabilitados/templates) 432 360 / 18 / 54
              Quantidade de itens (habilitados/desabilitados/não suportados) 7325 6907 / 92 / 326
              Quantidade de triggers (habilitadas/desabilitadas [incidente/ok]) 3827 3473 / 354 [16 / 3457]
              Número de usuários (online) 9 2
              Desempenho requerido do servidor, novos valores por segundo 134.32

As configurações dele são Default ainda.

Comment

Experimente:
                CacheSize=600
                StartPollers=20

Usa proxies ?

Comment

Experimente:
                  CacheSize=600
                  StartPollers=20

Usa proxies ?
                  Não usamos Proxy

Comment

Encontrei somente
                    ValueCacheSize=8M

O StartPollers coloquei em 20
                    Last edited by Vitor Zatta Junior; 17-03-2017, 18:54.

Comment

Segue link:

https://1drv.ms/f/s!AhDiT4E-ycjNimwGTw1dEgvi67_H

Comment

Aqui tem mais de mil hosts com vps de 372.

Suponho que esteja usando os templates que vieram com o Zabbix sem personalizar os mesmos.

Revise a frequencia de coleta dos ítens, muitos dos templates padrão fazem é teste de carga no servidor monitorado ! rsrsrs

Já que aparentemente está usando bastante as regras de auto-descoberta, sugiro verificar o parâmetro StartDiscoverers, aumentar um pouquinho ele.

Comment

Aqui tem mais de mil hosts com vps de 372.

Suponho que esteja usando os templates que vieram com o Zabbix sem personalizar os mesmos.

Revise a frequencia de coleta dos ítens, muitos dos templates padrão fazem é teste de carga no servidor monitorado ! rsrsrs

Já que aparentemente está usando bastante as regras de auto-descoberta, sugiro verificar o parâmetro StartDiscoverers, aumentar um pouquinho ele.

Opa, Na verdade sou provedor de internet e tenho alguns equipamentos mikrotiks com várias interfaces para serem monitoradas. Quase não uso os templates padrões que veio no zabbix. Padrão somente para servidores que são 6, 4 switchs. O restante, uso templates feitos para os equipamentos como roteador de borda cisco, roteador de OSPF mikrotik e etc...

Poderia exportar seus templates para servidores linux, mikrotik(se tiver), servidores windows, switchs(tenho dell, datacom e mikrotik) para eu comparar com os meus?

[email protected]

Aonde e como osso melhorar a frequência de coleta dos ítens? Teria um exemplo para me passar? Qual o seu consumo de memória no mysql?

teria como enviar tb suas conf o zabbix_server e my.cnf?

A diferença é brutal pois, os equipamentos tem muitos ítens mas comparado ao seus 1000 hosts, só tenho 116.

abs
                          Last edited by lfernandosg; 20-03-2017, 22:14.

Comment

--

Fiquem atentos aos webinars , palestras e videos com relação a "Zabbix para melhor desempenho"

Não existe regra ideal , com a quantidade de ideal de Pollers , Cache etc.
                            estude seu ambiente , trabalhe com o tempo de coleta ideal/necessário para obter um fluxo melhor das informações , se necessário , separe as aplicações do banco/frontend.

Comment

Working...
                            X