Ad Widget

Collapse

Windows Server 2022 - Monitoramento de interfaces de rede

Collapse
X

• Time
  • Show
Clear All
new posts
  • Luís Nereu Feder
    Member
    • Jan 2025
    • 33

Windows Server 2022 - Monitoramento de interfaces de rede

Boa tarde, estou usando a versão 7 do Zabbix. Minha dúvida é em relação ao monitoramento de interfaces de rede no Windows Server 2022. O template do Windows by Zabbix Agent não captura as informações corretas sobre interfaces de rede. No Windows Server 2022 essas são as interfaces que tenho.
    Click image for larger version

Name:	INTERFACES DE REDE WINDOWS SERVER 2022.jpg
Views:	192
Size:	58.2 KB
ID:	497643
    Este servidor é usado para virtualização, o nome do adaptador é vEthernet (vEthernet 10GB H), e a interface física se chama Fibra 10GB P2. Nas imagens, temos o tráfego coletado pelo Zabbix, que é completamente diferente do que temos no monitoramento do Windows Server 2022. O máximo coletado foi de 68 Mb/ps, mas temos picos de 6Gb/ps. Também podemos ver que ele não coletou a interface de rede virtualizada.

Name:	SRVDC2 - BITS SENT - INTERFACE FISICA.png
Views:	125
Size:	176.7 KB
ID:	497644

Name:	SRVDC2 - BITS RECEIVED - INTERFACE FISICA.png
Views:	129
Size:	230.0 KB
ID:	497645

Name:	INTERFACES DE REDE CAPTURADAS PELO ZABBIX.png
Views:	152
Size:	7.6 KB
ID:	497647
    Procurei outros templates para Windows Server 2022, mas não encontrei nenhum template que mostre as informações corretas. Alguém já passou por essa situação? O que posso fazer?
    Attached Files
  • ocarlossouza
    Junior Member
    • Feb 2024
    • 22

E quais seriam as infos corretas? Não ficou claro se ai é uma VM ou se um servidor físico. Passa mais infos ai sobre teu cenário
    Vc pode tentar um snmpwalk para avaliar mais infos nesse servidor

Comment

• Luís Nereu Feder
      Member
      • Jan 2025
      • 33

Um dos problemas é que o template não coleta a interface virtualizada, que seria a vEthernet. Os dados coletados nos gráficos que colei acima, são da interface física 10G, e não batem com os dados reais, ou seja, os bits enviados e recebidos estão errados aí nesse caso. Tentei de algumas formas criar regras de descoberta, mas não obtive êxito na hora da coleta dos dados. Não sei se ficou claro o meu cenário, mas vou tentar um snmpwalk para ver o que consigo, obrigado.

Comment

• Luís Nereu Feder
        Member
        • Jan 2025
        • 33

Name:	INTERFACE VIRTUALIZADA.png
Views:	133
Size:	65.7 KB
ID:	497656

Essa é a interface virtualizada, vEthernet 10GB H (foi renomeada). Todo o tráfego deve sair por essa interface virtualizada, mas como o Zabbix não coleta a interface, não tenho dados.

Comment

• markfree
          Senior Member
          • Apr 2019
          • 868

Você não informou, mas presumo que você está monitorando o servidor com o agente do Zabbix, de preferência o Agent2.
          Você também não informou se está utilizando a template padrão do Windows via Zabbix Agent, mas presumo que sim.

Diante disso, verifique as macros que a template do Windows oferece, mais especificamente as macros "NET.IF.IFNAME*". Elas são utilizadas para filtrar a descoberta de interfaces com expressões regulares, seja encontrando ou ignorando interfaces específicas.

Me parece que o Zabbix não encontrou sua interface virtual por causa do filtro das macros. Então, verifique se a interface não está sendo ignorada por causa da macro "{$NET.IF.IFNAME.NOT_MATCHES}".

Comment

• Luís Nereu Feder
            Member
            • Jan 2025
            • 33

Boa noite, sim, estou utilizando o zabbiz agent 2 e o template padrão do Windows by Zabbix Agent, vou verificar as MACROS e retorno, obrigado por enquanto

Comment

• Luís Nereu Feder
              Member
              • Jan 2025
              • 33

Bom dia,
              The item is not discovered anymore and has been disabled, will be deleted in 6d 20h 27m.
              Verifiquei os filtros e a Macro, e consegui realizar a coleta da interface virtualizada, porém, nos itens aparecem essa mensagem acima, o que pode ser isso?

Comment

• ocarlossouza
                Junior Member
                • Feb 2024
                • 22

Luís, aqui vc vai encontrar infos sobre esta situação: https://www.zabbix.com/documentation...evel_discovery

Name:	2025-01-24_00-07.png
Views:	119
Size:	87.5 KB
ID:	497780
                Attached Files

Comment

• Luís Nereu Feder
                  Member
                  • Jan 2025
                  • 33

Boa tarde,
                  Me ajudou muito, realizei o acerto e estou conseguindo coletar as informações de maneira correta, abraços.

Comment

• lucasiem
                    Junior Member
                    • Aug 2025
                    • 1

Luís Nereu Feder, tudo certo?

Consegue me ajudar nesse caso? Estou com o mesmo problema que você.

Abraço.

Comment

• mfortes
                      Senior Member
                      • Oct 2019
                      • 415

lucasiem Como o Mark comentou : Me parece que o Zabbix não encontrou sua interface virtual por causa do filtro das macros. Então, verifique se a interface não está sendo ignorada por causa da macro "{$NET.IF.IFNAME.NOT_MATCHES}"."

Olhe o preprocessamento desse low level discovery e procure se a sua interface esta sendo excluida nessa macro

Michael R. Fortes

Linkedin: Mike Fortes
                      Medium: mromeiro-f

Comment

Working...