Ad Widget

Collapse

Dúvida sobre vender monitoramento Zabbix

Collapse
X

• Time
  • Show
Clear All
new posts
  • RodrigoMoro
    Junior Member
    • Feb 2025
    • 1

Dúvida sobre vender monitoramento Zabbix

Boa tarde,
    Estou querendo vender o monitoramento Zabbix / Grafana para empresas da minha cidade, e gostaria de saber se posso fazer isso, ou como funcionaria essa questão?

Minha ideia é oferecer o monitoramento para empresas, e quando eu vender esse monitoramento, eu vou lá na TI dessa empresa, instalo e configuro o servidor Zabbix / Grafana e deixo rodando os gráficos em tempo real em algumas TVs, e com os alarmes de email e SMS ativos para caso ocorra alguma falha em algum equipamento.
    Dai eu cobraria um valor de instalação e um valor mensal de manutenção.

A pergunta é, posso fazer isso?

Se alguém souber me responder, agradeço desde já.

Rodrigo Moro
  • guille.rodriguez
    Senior Member
    • Jun 2022
    • 114

As I know, you can do it, there's a lot of enterprises offering this kind of service.

Comment

• mrnobody
    Member
    • Oct 2024
    • 61

Boa Tarde Rodrigo,

Se você pretende instalar a versões oficiais deles, modificar, prestar suporte e consultoria, deve ser permitido.

Ilegal é modificar o código Zabbix e vender como se fosse um produto desenvolvido por você ou sua empresa do 0, e provarem que isso aconteceu, ou seja, se aproveitar dos 20 anos de desenvolvimento feito pela LLC (somado ao tempo de toda a comunidade investiu pro projeto chegar neste ponto) sem ao menos referenciar o trabalho deles e ainda lucrar com isto.

Atenção para a versão 7 em diante, pois mudou para GNU Affero General Public License version 3 (AGPLv3), tem que pesquisar se tua situação não entra em conflito com as novas diretrizes do Zabbix usando licença APGLv3.

Referente versões mais antigas, tem o Galileo Suite que roda mais ou menos nessa modalidade, no site deles, no rodapé, vai ver que citam a LLC (sede Zabbix da Letônia), o que da a entender que além de referenciar, provavelmente "uma fatia do bolo" vai pra eles. Como eles cobram em euro e nós vivemos a realidade do real, é melhor ter certeza antes de tomar um processo. Lembrando que na Europa (provavelmente na Letônia também), diferente do Brasil, 'pirataria' é crime passível de prisão e multas salgadas!

Fica esperto. Mas se tiver certeza que pode, dale!
    Last edited by mrnobody; 29-04-2025, 13:31.

Comment

• mfortes
      Senior Member
      • Oct 2019
      • 415

Segue diferenças da versão anterior para a nova versão >>>

Comparando GPLv2 vs AGPLv3:
      Uso interno (sem distribuição) Não exige liberação do código-fonte Exige se houver acesso via rede
      Distribuição do software Exige código-fonte Exige código-fonte
      Modificações entregues ao cliente Código-fonte deve ser entregue se for distribuído Código-fonte deve ser entregue se acessado via rede
      Uso comercial permitido? ✅ Sim ✅ Sim
      No seu caso (consultoria):

Você pode:
      • Usar o Zabbix AGPLv3 internamente ou para o cliente ✅
      • Cobrar pelos serviços ✅
      • Rodar o Zabbix num servidor para o cliente usar via rede ✅
      Mas se você modificar o Zabbix:
      • E executar ele em um servidor acessado via rede, você deve disponibilizar o código-fonte modificado (ex: um link “Código-fonte” no frontend).
      • Mesmo que você não distribua os arquivos, a obrigação ainda existe por causa da AGPLv3.

Resumo:
      • Sim, você pode usar Zabbix AGPLv3 com clientes, inclusive comercialmente.
      • Só fique atento à obrigação de liberar o código-fonte das modificações se o cliente (ou qualquer outro usuário) acessar via web.

Michael R. Fortes

Linkedin: Mike Fortes
      Medium: mromeiro-f

Comment

Working...