Ad Widget

Collapse

Widget

Collapse
X

• Time
  • Show
Clear All
new posts
  • valdineit
    Junior Member
    • Feb 2025
    • 1

Widget

Olá pessoal, sou novo por aqui e estou com uma dificuldade. Preciso inserir um Button Action para acionar um relé, já tentei copiar a arquitetura de um widget e fazer um novo com as funções de um button mas não aparece nos widget do dashboard. Alguém tem uma idéia de como posso fazer isso?
  • AlexOliveira
    Junior Member
    • Jul 2023
    • 6

Olá.

Como é que fazes para ligar e desligar atualmente o rele?
    Tem pagina web?

Cumps

Comment

• mrnobody
      Member
      • Oct 2024
      • 61

Olá
      valdineit

Essa resposta é mais complexa do que parece. Em poucas palavras, você quer transformar o Zabbix num sistema SCADA/EMS.

Existem recursos parecidos (ousados) em outras tecnologias, como por exemplo o WebAssembly do Rust; eu já desenvolvi algumas coisas parecidas (sem links pois revelaria minha identidade ) que direcionam uma entrada de comando via web frontend ao backend de uma aplicação/sistema operacional. Problema é que isso pode se tornar muito inseguro, num geral é inseguro (rs), são camadas que não foram projetadas para se conversar diretamente. Conhece as 7 camadas do modelo OSI? Em outras palavras, você está tentando atravessar a maioria delas através de Widget no FrontEnd do Zabbix. Por motivos óbvios de segurança, a LLC nunca desenvolveu isso, ferramentas de IDS derrubariam este tipo de trafego de primeira. Seu SOC pode te dar uma advertência, dentre outras consequências...

Sua solicitação é ainda mais ousada, você quer executar um comando em um equipamento elétrico (relé), que depende dessas camadas. No mundo do Assembly, C e CLP com conexão PTP direta isso é fácil. Mas via Web, de dentro do Zabbix; existe um gap de décadas de tecnologia que impedem que uma integração deste nível aconteça (via Agent 2 a comunicação seria em GO que é muito recente, via Agent em C que é um caminho mais compatível).

Acho mais produtivo começar perguntando: quão rígida a segurança de onde será implementado? [baixa] [média] [rígida] [paranóica] salvo a primeira opção, todas as outras seriam impedimentos suficiente pra tentar tocar um projeto desse em ambiente corporativo.

Valeu

Comment

• markfree
        Senior Member
        • Apr 2019
        • 868

Uma coisa que faço, às vezes, é criar um script global na interface do Zabbix, ou mesmo um script no host do Zabbix, que executa alguma ação ou integração.
        O script é configurado com a execução manual no menu do host.
        Depois crio um mapa com o host do dispositivo que preciso manipular.

Assumindo que o relé que desejar manipular é integrado em sua rede e desconsiderando as implicações de segurança, se houver algum evento para o host, o mapa muda de cor ou de ícone e, com isso, pode-se clicar no host e executar o script.
        Last edited by markfree; 25-04-2025, 20:22.

Comment

Working...