Ad Widget

Collapse

Monitorar Versa CSG 300 Series

Collapse
X

• Time
  • Show
Clear All
new posts
  • mindtek.matheus
    Junior Member
    • Mar 2025
    • 3

Monitorar Versa CSG 300 Series

Olá a todos,

Preciso monitorar alguns Versa Appliances via SNMP, mas não encontrei nada sobre ou nenhum modelo.
    Alguém de vocês monitorou dessa forma? Alguma dica ou informação sobre esse tópico?

Atenciosamente
  • mfortes
    Senior Member
    • Oct 2019
    • 415

Olá
    Não conheço esse equipamento, mas vou ver se posso te ajudar...
    Se vc quer monitorar o equipamento, basta configurar a community do mesmo em uma versão SNMP, e dessa forma o Zabbix consegue rodar um walk no equipamento via porta 161.
    Agora se você quer monitorar uma appliance (aqueles sistemas operacionais fechados da empresa), você precisa ver se ele permite ser monitorado via snmp, caso ele ja tenha o serviço, existe nele um arquivo onde você altera a community e funciona como o monitoramendo de qualquer linux...
    Qual dos dois casos é o seu?

Michael R. Fortes

Linkedin: Mike Fortes
    Medium: mromeiro-f

Comment

• mindtek.matheus
      Junior Member
      • Mar 2025
      • 3

Agradeço pelo resposta, Michael

Então, já estou familiarizado com a forma de monitorar via SNMP (community, etc), e os equipamentos possuem sim a possibilidade de realizar essa configuração.
      Minha maior dúvida é em relação a qual template utilizar, já que não achei nenhum na comunidade que faça referência a marca ou modelo do equipamento.

Teria algum para indicar nesse caso?

Comment

• mfortes
        Senior Member
        • Oct 2019
        • 415

SE você quer algo muito especifico desse equipamento, você vai precisar pegar a mib dele, e ler suas OID's e identificar oque você deseja e criar seu próprio template.
        Existem scripts que criam templates a partir de mibs, mas não sei se ainda funcionam legal...

Caso não queira nada especifico, pode usar um template generico SNMP, Interfaces SNMP... que eles compartilham das mesmas OID's que os demais equipamentos da mesma familia de outros fabricantes

Michael R. Fortes

Linkedin: Mike Fortes
        Medium: mromeiro-f

Comment

• fabricioagliardi
          Junior Member
          • Jan 2025
          • 10

Experimente usar o mibbrowser para descobrir a OID's dos dados que voce precisa. Assim você mesmo cria seu próprio template

Comment

Working...