Ad Widget

Collapse

LLD - Triggers e macros

Collapse
X

• Time
  • Show
Clear All
new posts
  • rfranzen
    Junior Member
    • May 2017
    • 6

LLD - Triggers e macros

Bom dia pessoal, sou novo aqui no fórum mas utilizo o Zabbix a um tempo para monitoramentos mais simples e pontuais.

Atualmente estou precisando criar um alerta que, quando o tráfego de rede ficar muito alto por certo período de tempo.

Já tenho um template aplicado para vários roteadores diferentes que possui um LLD para as interfaces de rede. Ali criei uma trigger que, quando a média dos últimos 5 minutos for X, ele gere um aviso.

Code:
    {template-xyz:ifInOctets[{#SNMPVALUE}].avg(300)}>{$TRAFFIC-IN}
    {template-xyz:ifOutOctets[{#SNMPVALUE}].avg(300)}>{$TRAFFIC-OUT}[/CODE]

Porém desta forma fica um pouco "engessado". Tenho roteadores com mais de um link de internet, as vezes com uma diferença muito grande de banda entre os dois e um único parâmetro "genérico" para o host não atenderia da forma correta.

Os senhores tem alguma sugestão baseada na sua experiência? Só consigo imaginar a possibilidade de macros com nomes dinâmicos ex. {$TRAFFIC.ITEM-NAME} mas não encontrei nada a respeito e acho não ser possível...

Enfim, aceito sugestões.

Obrigado.
  • Jefte
    Senior Member
    • Oct 2015
    • 207

Sugestão

Sugestão...

São muitos valores diferentes ? se for alguns , padronize os templates , assim você aplica o determinado template no host adequado.

Comment

• rfranzen
      Junior Member
      • May 2017
      • 6

Originally posted by Jefte
      Sugestão...

São muitos valores diferentes ? se for alguns , padronize os templates , assim você aplica o determinado template no host adequado.
      Boa tarde amigo. Obrigado pela resposta!

Então cara, na verdade são muitos hosts diferentes. Já tinha pensado em fazer um template específico para cada, mas a manutenção disso tudo não seria fácil.

A intenção do post aqui foi justamente tentar ver se surgia uma forma mais elegante de fazer isso...

Comment

• Elias Pereira
        Junior Member
        • Nov 2016
        • 7

rfranzen,

O valor em $TRAFFIC-IN é usado em M (mega)?

Comment

• rfranzen
          Junior Member
          • May 2017
          • 6

Originally posted by Elias Pereira
          rfranzen,

O valor em $TRAFFIC-IN é usado em M (mega)?
          Não amigo, está em bytes.

Comment

• Elias Pereira
            Junior Member
            • Nov 2016
            • 7

Originally posted by rfranzen
            Não amigo, está em bytes.
            Obrigado pelo retorno.

Fiz uma trigger como mostro abaixo. Vai funcionar dessa forma?

Se a media de 5 minutos for maior que 50M então a trigger dispara.
            Code:
            {SWTSCORE1:ifOutOctets[gigabitethernet1].avg(300)}>52428800

Comment

• rfranzen
              Junior Member
              • May 2017
              • 6

Originally posted by Elias Pereira
              Obrigado pelo retorno.

Fiz uma trigger como mostro abaixo. Vai funcionar dessa forma?

Se a media de 5 minutos for maior que 50M então a trigger dispara.
              Code:
              {SWTSCORE1:ifOutOctets[gigabitethernet1].avg(300)}>52428800
              Bom dia,

Sim amigo, tenho ela em produção e funciona corretamente.

Comment

• carlosercf
                Junior Member
                • Jul 2017
                • 3

Olá, rfranzen!

O que poderia sugeri-lo é a utilização de uma outra expressão do outro lado do comparador como a expressão abaixo:

{template-xyz:ifInOctets[{#SNMPVALUE}].avg(300)}>({template-xyz:ifSpeed[{#SNMPVALUE}]}*"valor percentual desejado")

Desta maneira se tiver uma interface setada de 100M e a média do tráfego de saida nos últimos 5 minutos exceder tantos porcento do valor da velocidade em que a porta esta setada, será alertado.

Lembrando que para a utilização desta expressão você terá que adicionar um item também para descobrimento da velocidade de interface(que é basicamente igual ao item para pegar o tráfego de entrada/saída).

Não cheguei a testar a expressão em meu ambiente mas acredito que funcione pois tenho uma parecida implementada.

Abraços.

Comment

• cros
                  Member
                  • Jul 2017
                  • 87

Sugestao

rfranzen,

e ae conseguiu montar uma trigger pro seu caso?

tenho uma sugestao para voce.

Comment

• rfranzen
                    Junior Member
                    • May 2017
                    • 6

Originally posted by carlosercf
                    Olá, rfranzen!

O que poderia sugeri-lo é a utilização de uma outra expressão do outro lado do comparador como a expressão abaixo:

{template-xyz:ifInOctets[{#SNMPVALUE}].avg(300)}>({template-xyz:ifSpeed[{#SNMPVALUE}]}*"valor percentual desejado")

Desta maneira se tiver uma interface setada de 100M e a média do tráfego de saida nos últimos 5 minutos exceder tantos porcento do valor da velocidade em que a porta esta setada, será alertado.

Lembrando que para a utilização desta expressão você terá que adicionar um item também para descobrimento da velocidade de interface(que é basicamente igual ao item para pegar o tráfego de entrada/saída).

Não cheguei a testar a expressão em meu ambiente mas acredito que funcione pois tenho uma parecida implementada.

Abraços.
                    Boa tarde Carlos, realmente interessante sua alternativa. Não havia pensado em utilizar a velocidade da interface. Mas em casos onde a interface estiver conectada a um router, a velocidade identificada vai ser por exemplo os 100M ou 1G das interfaces e não a velocidade do link de internet correto?

Comment

• carlosercf
                      Junior Member
                      • Jul 2017
                      • 3

Correto.

Originally posted by rfranzen
                      Boa tarde Carlos, realmente interessante sua alternativa. Não havia pensado em utilizar a velocidade da interface. Mas em casos onde a interface estiver conectada a um router, a velocidade identificada vai ser por exemplo os 100M ou 1G das interfaces e não a velocidade do link de internet correto?
                      Exatamente!

Comment

Working...