Ad Widget

Collapse

Alarme para quando diversos hosts caem // Alarm when many hosts goes down

Collapse
X

• Time
  • Show
Clear All
new posts
  • Sanches
    Junior Member
    • Mar 2021
    • 3

Alarme para quando diversos hosts caem // Alarm when many hosts goes down

Olá pessoal

Estou utilizando o Zabbix pela primeira vez, estou criando um cenário para monitoramento de uma região a partir de diversos hosts, então criei um grupo de host para aquela região e nesse grupo inclui 5 hosts que estão sendo monitorados via SNMP, (são 5 roteadores TP-LINK) eu gostaria de ser alertado apenas quando os 5 hosts derem LINK-LOSS, ou seja, perderem a comunicação. Já desativei as triggers individuais dos mesmos, acabei lendo um post de alguns anos atrás no fórum sobre a utilização de itens agregados, porém mesmo após muita pesquisa não obtive resultados significativos, os senhores poderiam me ajudar com tal questão?

Meus Melhores cumprimentos,
    Luis Felipe Sanches

================================================== =================

Hello everyone

This is my first time with Zabbix, i'm creating a scenario for monitoring multiples hosts, so i created a host group and added 5 hosts who has been monitored via SNMP (They are 5 TP-LINK routers) my question is, i want to be triggered just when all the hosts of the group goes down, it's possible to do it? i saw a post of many years ago and the guys said to create a aggregated item, but after some research i could not create the trigger that i needed, could you guys help me with this question?

Best regards,
    Luis Felipe Sanches
  • mfortes
    Senior Member
    • Oct 2019
    • 416

Ola Sanches,

Todo host possui uma KEY unica, que consiste em hostname:key. Se meu hostname for TPLINK1 e o item for icmpping... então a chave fica TPLINK1:icmpping
    Se você quer saber sobre indisponibilidade, então é ICMPPING e não loss... sendo assim você cria um alarme com TODOS os hosts usando AND... Olha só:

{TPLINK1:icmpping.max(#3)}=0 and {TPLINK2:icmpping.max(#3)}=0 and {TPLINK3:icmpping.max(#3)}=0 and {TPLINK4:icmpping.max(#3)}=0 and {TPLINK5:icmpping.max(#3)}=0

Quando você fizer isso, magicamente o alarme vai aparecer em todos os hosts, visto que você colocou o hostname correto de todos nas chaves... e pronto.
    O alarme vai disparar quando o cenário acontecer como vc especificou... Alarmar quando o TPLINK1 não pingar 3x E TPlink2 nao pingar 3x E ...

Michael R. Fortes

Linkedin: Mike Fortes
    Medium: mromeiro-f

Comment

• Sanches
      Junior Member
      • Mar 2021
      • 3

Originally posted by mfortes
      Ola Sanches,

Todo host possui uma KEY unica, que consiste em hostname:key. Se meu hostname for TPLINK1 e o item for icmpping... então a chave fica TPLINK1:icmpping
      Se você quer saber sobre indisponibilidade, então é ICMPPING e não loss... sendo assim você cria um alarme com TODOS os hosts usando AND... Olha só:

{TPLINK1:icmpping.max(#3)}=0 and {TPLINK2:icmpping.max(#3)}=0 and {TPLINK3:icmpping.max(#3)}=0 and {TPLINK4:icmpping.max(#3)}=0 and {TPLINK5:icmpping.max(#3)}=0

Quando você fizer isso, magicamente o alarme vai aparecer em todos os hosts, visto que você colocou o hostname correto de todos nas chaves... e pronto.
      O alarme vai disparar quando o cenário acontecer como vc especificou... Alarmar quando o TPLINK1 não pingar 3x E TPlink2 nao pingar 3x E ...
      Opa mFortes, agradeço a ajuda, consegui criar e viabilizar a utilização da trigger com as dicas que você me passou, porém utilizei o SNMP agent availability como parâmetro na minha expressão!

Percebo o quão básica foi minha duvida e agradeço a paciência e disponibilidade, novamente muito obrigado!

Comment

• mfortes
        Senior Member
        • Oct 2019
        • 416

Originally posted by Sanches

Opa mFortes, agradeço a ajuda, consegui criar e viabilizar a utilização da trigger com as dicas que você me passou, porém utilizei o SNMP agent availability como parâmetro na minha expressão!

Percebo o quão básica foi minha duvida e agradeço a paciência e disponibilidade, novamente muito obrigado!
        Boa mano!! Sempre que tiver duvidas posta aqui, que to de olho tentando ajudar =]

Michael R. Fortes

Linkedin: Mike Fortes
        Medium: mromeiro-f

Comment

Working...