Bom dia amigos,
Estou aqui para pedir mais uma vez a ajuda de vocês. Ontem estava configurando um item novo em um templante, para fazer uma checagem de tamanho de pasta em um servidor de firewal com FreeBSD, então criei um parâmetro para fazer a consulta e retornar o valor:
O primeiro problema que tive é que quando eu, usando o zabbix_get, fazia a requisição no servidor do zabbix para checar o tamanho da pasta cache do squid com o comando abaixo:
Ele me retornava "NOTSUPORTED", percebi então que quando dava o comando localmente ele me retornava o valor, mas demorava mais de 3 segundos para isso. Então pensei "pode ser o timeout que esta baixo", ai entrei no zabbix_agentd.conf e coloquei o timeout para 30. Beleza! depois que fiz isso testei o zabbix_get e funcionou. Mas ai aconteceu outro problema:
Depois de criar o item no template do Frebsd, percebi que não aparecia o item no servidor de firewall, achei estranho e resolvi olhar o log do zabbix server, ai me deparei com isso:
Quando olhei na fila do zabbix tinha varios itens deste servidor parados a muitas horas.
No dia seguinte desativei o item para checar e percebi que alguns itens estavam na fila a mais de 15 horas edando o mesmo aviso no log.
Pessoal, alguém tem alguma solução para esse meu problema, ou uma explicação.
Desde ja fico muito agradecido por doarem o tempo precioso para ajudar alguém.
Estou aqui para pedir mais uma vez a ajuda de vocês. Ontem estava configurando um item novo em um templante, para fazer uma checagem de tamanho de pasta em um servidor de firewal com FreeBSD, então criei um parâmetro para fazer a consulta e retornar o valor:
Code:
UserParameter=vfs.dir.size[*],du -cs $1 | grep total | cut -f1
Code:
zabbix_get -s'IP_SERVIDOR_FIREWALL' -p'10050' -k'vfs.dir.size[/var/squid/cache/]'
Depois de criar o item no template do Frebsd, percebi que não aparecia o item no servidor de firewall, achei estranho e resolvi olhar o log do zabbix server, ai me deparei com isso:
Code:
1400:20130626:082229.656 resuming Zabbix agent checks on host [servidor_de_firewall]: connection restored 1397:20130626:082344.925 Zabbix agent item [vfs.dir.size[/var/squid/cache/]] on host [servidor_de_firewall] failed: first network error, wait for 15 seconds 1400:20130626:082402.687 Zabbix agent item [vfs.dir.size[/var/squid/cache/]] on host [servidor_de_firewall] failed: another network error, wait for 15 seconds 1400:20130626:082417.699 resuming Zabbix agent checks on host [servidor_de_firewall]: connection restored
No dia seguinte desativei o item para checar e percebi que alguns itens estavam na fila a mais de 15 horas edando o mesmo aviso no log.
Pessoal, alguém tem alguma solução para esse meu problema, ou uma explicação.
Desde ja fico muito agradecido por doarem o tempo precioso para ajudar alguém.
Comment