Ad Widget

Collapse

Cálculo de Itens descobertos

Collapse
X

• Time
  • Show
Clear All
new posts
  • thiagotgc
    Junior Member
    • Nov 2014
    • 26

Cálculo de Itens descobertos

Pessoal, tenho um item que faz descobertas de todos os Cores de uma CPU, via SNMP.

Quero criar um item de cálculo, que faça uma média de uso somando todos esses Cores descobertos.

Estou tentando a alguns dias, mas não consigo achar a fórmula para isso.

Alguém tem ideia?
  • cros
    Member
    • Jul 2017
    • 87

este é um q eu uso e funciona, so q p interface, p cpu, é so usar o mesmo nome de chave.

aqui tem soma, mas acho q vc pode usar a criatividade e fazer algo assim ex: last(("chave")+("chave"))/2

last("ifHCInOctets[Gi7/22]")
    +last("ifHCInOctets[Gi7/23]")
    +last("ifHCInOctets[Gi7/35]")
    +last("ifHCInOctets[Gi7/32]")
    +last("ifHCInOctets[Gi7/8]")
    +last("ifHCInOctets[Gi7/7]")
    +last("ifHCInOctets[Gi7/9]")

obs importante: nao sei o pq cargas dagua , essa bagunça demora um pouco p funcionar logo depois q vc cria o item calculado, ,ja percebi uma demora d uns 15 minutos na primeira vez q cadastra, p aparecer nos graficos, entao logo apos vc criar este item, crie o grafico tb ne, espere uns 10 ou 15 minutos q ele funciona, nao sei se ele demora p fazer o calculo pela primeira vez, depois é so alegria.

e se vc quiser somar este valor p varios servidores, sugiro q use o calculado primeiro e depois um agregado p grupos.

grpsum["grupo_host","chave",last]
    grpavg["grupo_host","chave",last]

tenha paciencia nos seus testes de calculado e agregado pq eles demoram um pouco p funcionar, a cada vez q vc fizer, vai tomar uma agura, vai no banheiro , vai trocar uma ideia, ver um whats q quando vc voltar ja ta funcionando kkkkkk

tenta ae.

Comment

• thiagotgc
      Junior Member
      • Nov 2014
      • 26

Obrigado pela ajuda @cros.... mas nesse seu caso eu estaria somando "manualmente" e o que eu quero é que ele pegue automaticamente.

Quando ele faz a descoberta dos Core, de um servidor ele pega por ex 8 cores que vai de 1 ao 8, mas de outro servidor ele pega do 5 ao 13.... ou seja... são variados, e se eu colocar uma regra manual, e
      ele não tiver o core correto, ele da erro, e para de calcular.

Entendeu a dificuldade?

Comment

• cros
        Member
        • Jul 2017
        • 87

dica, existem templates prontos do proprio zabbix, que tem itens calculados automaticos, vasculhe neles e ve se acha algo parecido, de preferencia em prototipo de itens, eu ja vi q existem alguns, mas nao parei p analisar, to enrolado aki c 3 zabbixs.

Comment

• thiagotgc
          Junior Member
          • Nov 2014
          • 26

Originally posted by cros
          dica, existem templates prontos do proprio zabbix, que tem itens calculados automaticos, vasculhe neles e ve se acha algo parecido, de preferencia em prototipo de itens, eu ja vi q existem alguns, mas nao parei p analisar, to enrolado aki c 3 zabbixs.
          Eu procurei, e não achei nada.

Certeza que tem? Fazendo Cálculos de Itens descobertos?

Comment

• cros
            Member
            • Jul 2017
            • 87

putz esqueci de te responder, mal ae.

tem sim, tem este "Template Module Cisco CISCO-MEMORY-POOL-MIB SNMPv2", tem item calculado la e ele descobre quantas memoria tem automativamente e faz um calculado la d uma outra forma, dai vc tem q usar a criatividade e ir tentando adequar ao q quer. seu caso talvez seja um agregado tb, o ruim q nao acha-se muitas coisas falando disse em pesquisa no google e no site da zabix sia eles falam pouca coisa la.

Comment

• cros
              Member
              • Jul 2017
              • 87

tem este de cpu Template Module Cisco CISCO-PROCESS-MIB SNMPv2. mas ele nao tem um calculado, tera q pesquisar e testar um calculado, eu acredito q de p fazer o q vc quer , so q vc tera um trabalho p conseguir acertar o calculado mesmo pq nao sabemos muito sobre ne.

Comment

Working...