Ad Widget

Collapse

Descoberta de itens aninhada ou usando dados de outra descoberta.

Collapse
X

• Time
  • Show
Clear All
new posts
  • Carvalho
    Junior Member
    • Nov 2024
    • 6

Descoberta de itens aninhada ou usando dados de outra descoberta.

Estou com uma demanda aqui que não consegui encontrar a forma ideal de fazer isso. Por isso recorro a vocês que sabem muito mais de Zabbix que eu (não trabalho dedicado ao monitoramento).

Preciso fazer a descoberta de itens e geração de alarmes de forma “herdada” entre um par de arvores SNMP. Uma breve descrição seria: num template para OLT e em uma arvore SNMP há OIDs que me devolve informações de nome e tipo de interface e preciso selecionar a descoberta de acordo com o tipo da interface e se está administrativamente ligada. Em outra arvore de OID eu tenho itens que, parte do OID é justamente o SNMP INDEX da arvore anteriormente citada. Veja os exemplos a seguir. Preciso que, ao descobrir os itens (ONUs/ONTs) eu consiga fazer referência às OIDs e valores retornados como macro em outra descoberta ou consiga fazer a descoberta em 2 níveis. Logo, fica a dúvida: É possível usar um index descoberto em outra regra e o valor apurado em uma nova descoberta ou aninhar a descoberta de itens? Alguém conseguiria me auxiliar me indicando o caminho ou mostrando um exemplo?

O que desejo conseguir seria algo assim:
    {#INTERFACE-NAME} ONT {#ONT-DESC}: Operational Status

OID de interfaces:

1.3.6.1.2.1.2.2.1.3.INDEX ifType

1.3.6.1.2.1.2.2.1.7.INDEX ifAdminStatus

1.3.6.1.2.1.31.1.1.1.1.INDEX ifName

OID de ONTs:

1.3.6.1.4.1.2011.6.128.1.1.2.43.1.9.4194312192.8 ONT-DESC

PS.: Nas OIDs de ONTs a estrutura seria mais ou menos essa:
    1.3.6.1.4.1.2011.6.128.1.1.2.43.1. #ITEM-ID# . #IF-INDEX# . #ONT-INDEX#

PS2.: Estou usando o Zabbix 7.0.2

Muito obrigado a quem puder me iluminar nessa árdua tarefa.
  • markfree
    Senior Member
    • Apr 2019
    • 868

Eu não entendi direito onde você precisa chegar, mas me parece que o item SNMP walk pode te ajudar.
    Nele você pode colocar um conjunto de sequências de OIDs e criar uma regra de descoberta depende. Nesta regra você pode mapear os índices e indicadores que precisa e, então, criar protótipos com os OIDs específicos.

Comment

• mrnobody
      Member
      • Oct 2024
      • 61

Opa!

Da versão 7 do Zabbix em diante tu consegue criar itens Dependentes ("herdados"), este recurso é mais para otimizar a performance (principalmente em ambientes com muitos itens), acredito que tu precisa: estudar o uso da macro {ITEM.LASTVALUE} e testar, pra ver se resolve sua demanda; com este recurso você consegue importar valores coletados por uma mesma LLD dentro de um template, contanto que esse valor já exista e a coleta seja feita na ordem correta, com a sintaxe correta...

Valeu!
      Last edited by mrnobody; 19-11-2024, 17:39.

Comment

• Carvalho
        Junior Member
        • Nov 2024
        • 6

Originally posted by markfree
        Eu não entendi direito onde você precisa chegar, mas me parece que o item SNMP walk pode te ajudar.
        Nele você pode colocar um conjunto de sequências de OIDs e criar uma regra de descoberta depende. Nesta regra você pode mapear os índices e indicadores que precisa e, então, criar protótipos com os OIDs específicos.
        Acho que o caminho é a descoberta dependente mesmo. Retornei à essa demanda e estou tentando usar esse expediente mesmo... Obrigado!

Comment

• Carvalho
          Junior Member
          • Nov 2024
          • 6

Originally posted by mrnobody
          Opa!

Da versão 7 do Zabbix em diante tu consegue criar itens Dependentes ("herdados"), este recurso é mais para otimizar a performance (principalmente em ambientes com muitos itens), acredito que tu precisa: estudar o uso da macro {ITEM.LASTVALUE} e testar, pra ver se resolve sua demanda; com este recurso você consegue importar valores coletados por uma mesma LLD dentro de um template, contanto que esse valor já exista e a coleta seja feita na ordem correta, com a sintaxe correta...

Valeu!
          Realmente essa nova forma de criação de itens é bem interessante e parece me resolver o problema inicial. A pesar de ser bem distinta do que eu estava acostumado (Zabbix 4 é a minha base) e é bem complexo. Estou aprendendo a usá-lo.

Obrigado pela dica!

Comment

Working...