Estou com uma demanda aqui que não consegui encontrar a forma ideal de fazer isso. Por isso recorro a vocês que sabem muito mais de Zabbix que eu (não trabalho dedicado ao monitoramento).
Preciso fazer a descoberta de itens e geração de alarmes de forma “herdada” entre um par de arvores SNMP. Uma breve descrição seria: num template para OLT e em uma arvore SNMP há OIDs que me devolve informações de nome e tipo de interface e preciso selecionar a descoberta de acordo com o tipo da interface e se está administrativamente ligada. Em outra arvore de OID eu tenho itens que, parte do OID é justamente o SNMP INDEX da arvore anteriormente citada. Veja os exemplos a seguir. Preciso que, ao descobrir os itens (ONUs/ONTs) eu consiga fazer referência às OIDs e valores retornados como macro em outra descoberta ou consiga fazer a descoberta em 2 níveis. Logo, fica a dúvida: É possível usar um index descoberto em outra regra e o valor apurado em uma nova descoberta ou aninhar a descoberta de itens? Alguém conseguiria me auxiliar me indicando o caminho ou mostrando um exemplo?
O que desejo conseguir seria algo assim:
{#INTERFACE-NAME} ONT {#ONT-DESC}: Operational Status
OID de interfaces:
1.3.6.1.2.1.2.2.1.3.INDEX ifType
1.3.6.1.2.1.2.2.1.7.INDEX ifAdminStatus
1.3.6.1.2.1.31.1.1.1.1.INDEX ifName
OID de ONTs:
1.3.6.1.4.1.2011.6.128.1.1.2.43.1.9.4194312192.8 ONT-DESC
PS.: Nas OIDs de ONTs a estrutura seria mais ou menos essa:
1.3.6.1.4.1.2011.6.128.1.1.2.43.1. #ITEM-ID# . #IF-INDEX# . #ONT-INDEX#
PS2.: Estou usando o Zabbix 7.0.2
Muito obrigado a quem puder me iluminar nessa árdua tarefa.
Preciso fazer a descoberta de itens e geração de alarmes de forma “herdada” entre um par de arvores SNMP. Uma breve descrição seria: num template para OLT e em uma arvore SNMP há OIDs que me devolve informações de nome e tipo de interface e preciso selecionar a descoberta de acordo com o tipo da interface e se está administrativamente ligada. Em outra arvore de OID eu tenho itens que, parte do OID é justamente o SNMP INDEX da arvore anteriormente citada. Veja os exemplos a seguir. Preciso que, ao descobrir os itens (ONUs/ONTs) eu consiga fazer referência às OIDs e valores retornados como macro em outra descoberta ou consiga fazer a descoberta em 2 níveis. Logo, fica a dúvida: É possível usar um index descoberto em outra regra e o valor apurado em uma nova descoberta ou aninhar a descoberta de itens? Alguém conseguiria me auxiliar me indicando o caminho ou mostrando um exemplo?
O que desejo conseguir seria algo assim:
{#INTERFACE-NAME} ONT {#ONT-DESC}: Operational Status
OID de interfaces:
1.3.6.1.2.1.2.2.1.3.INDEX ifType
1.3.6.1.2.1.2.2.1.7.INDEX ifAdminStatus
1.3.6.1.2.1.31.1.1.1.1.INDEX ifName
OID de ONTs:
1.3.6.1.4.1.2011.6.128.1.1.2.43.1.9.4194312192.8 ONT-DESC
PS.: Nas OIDs de ONTs a estrutura seria mais ou menos essa:
1.3.6.1.4.1.2011.6.128.1.1.2.43.1. #ITEM-ID# . #IF-INDEX# . #ONT-INDEX#
PS2.: Estou usando o Zabbix 7.0.2
Muito obrigado a quem puder me iluminar nessa árdua tarefa.
Comment