Bom dia, gostaria de monitorar links de vários clientes que presto serviço em torno de 20 escritórios, escolas etc, alguém tem uma alternativa de monitoramento que eu possa utilizar com segurança ?
Ad Widget
Collapse
Monitorar vários clientes
Collapse
X
-
Tags: None
-
Amigo,
Você esta no fórum do Zabbix, ferramenta que faz esse monitoramento... creio que você ja tem a respostas rs
Pra você monitorar o link de cada local, ou você monta um Zabbix e coloca um proxy em cada localidade e se conecta via VPN... ou você monta um Zabbix em cada escritorio, e cria uma ação que te reporta caso algum link caia, via teams, sms, whatsapp, telegram, etc...-
Creio que eu não tenha me expressado bem, sei que o zabbix faz o serviço , minha dúvida é referente a equipamentos e configuração ,se a cada cliente terei que colocar uma máquina de configuração básica já que não precisa do mesmo recurso de um server, se precisaria configurar alguma regra de saída na porta no modem/ONT de cada cliente ou via VPN seria mais indicado etc..
-
-
A forma mais simples é subir um Zabbix Server conteinerizado em cada localidade, configurar o monitoramento dos links das mesmas e configurar ações que enviam os alertas pra você por alguma integração, como telegram, teams, slack etc...Comment
-
Do meu ponto de vista depende do que espera obter.
é apenas disponibilidade?
Nos cliente libere a reposta a ping
No zabbix server: crie um host para cada cliente e associe o template ICMP
Mas,...
Se nos clientes o roteador de borda suporta SNMP
Ative e configure o SNMP e no zabbix server associe o template SNMP adequado ao host criado.
Se nos cliente é uma solução de gateway que suporta instalação de pacotes, como o pfsense, opnsense,, etc
Instale o zabbix agent e configure conforme desejado.
Wellington
Comment
-
A ideia simplista veio do pensamento que dificilmente todos os clientes deles terão saída pra publica pra esse tipo de monitoramento... Mas claramente, a ideia mais completa e robusta é monitoramento via VPN site to site, com um proxy em cada localidade monitorando de dentro e enviado os itens ao server.Comment
-
Do meu ponto de vista,
Se a idéia dele for um monitoramento simples de disponibilidade,
VPN e/ou Proxy não vale a pena o trabalho.
Se está pensando na segurança,
no roteador de borda quando abrir a porta é só configurar para aceitar apenas de uma origem específica, quer seja o ping ou o snmp ou o agent e voilá... simples rápido e fácil.
VPN e/ou proxy só vale o trabalho se for monitorar vários dispositivos dentro da rede do cliente.
Wellington
Comment
Comment