Ad Widget

Collapse

Monitoramento de Geradores MODBUS

Collapse
X

• Time
  • Show
Clear All
new posts
  • fabricioagliardi
    Junior Member
    • Jan 2025
    • 10

Monitoramento de Geradores MODBUS

A um tempo atrás precisei monitorar alguns geradores DeepSEA na empresa que só trabalham com o protocolo modbus, e tive dificuldade de encontrar algum material que realmente ajudasse na internet. Então acabei depois de muito trabalho conseguindo entender e criar um template que me atendeu nessa situação e pode ser util para alguém também.

É importante frisar que para funcionar neste formato que irei passar, só é possivel com o Zabbix Agent 2, pois possui o suporte a modbus.get.

Para obtermos os mappings dos itens necessários, precisamos consultar a documentação do fabricante e usar uma formula. No meu exemplo, eu quero monitorar os Itens basicos da "Page 4 - Basic Intrumentation"
    Click image for larger version

Name:	image.png
Views:	406
Size:	69.9 KB
ID:	502391
    Cada item possui um register offset, mas o que queremos consultar para obter os valores é o Adress e para obter ele temos que fazer o seguinte
    Numero da page * 256 + RegisterOffset = Adress

Exemplo para consultar o Nivel de combustivel(FuelLevel)
    4 * 256 + 3 = 1027
    O address que corresponde ao nivel de combustivel é o 1027.

O formato para a criação dos itens segue o seguinte:
    modbus.get[tcp://{$IP}:{$PORT},{$SLAVEID},3,1027,1,int16,be,0]

Views:	265
Size:	35.9 KB
ID:	502392
    E no HOST setamos endereço, porta padrão modbus e o slaveID criado no seu equipamento.

Views:	265
Size:	23.0 KB
ID:	502393
    Vamos ter um resultado como esse:

Views:	266
Size:	52.0 KB
ID:	502394

Views:	264
Size:	26.6 KB
ID:	502395

Espero ter ajudado, se alguém precisar do template para trabalhar em cima dele. Pode me solicitar via mensagem ou e-mail [email protected]​​
Working...