Boa tarde pessoal,
Preciso de um ajuda no monitoramento de interfaces de rede no windows.
Tenho quase uma centena de servidores windows e preciso monitorar o tráfego de rede deles igual já faço com os servidores linux.
Porém, os servidores Linux as interfaces são eth0,eth1... em0, em1.
No windows eu teria que colocar o nome diferente para cada modelo de placa:
"Realtek PCIe GBE Family Controler"
Então resolvi pesquisar, e testar alguma coisas. Descobri que se colocar o IP local também funciona:
net.if.total[10.1.1.250]
Mas ainda continuava com o problema de ter que cadastrar todos os IPs e além do tráfego teria que coletar outros dados então seriam centenas de registros no template.
Como resolvi fazer tudo em PowerShell que aplica-se melhor ao meu cenário resolvi criar uma chave que retorne o IP só mudar o número do array e vai trazendo de todas as interfaces [0]:
network.ip, powershell.exe -nologo -file zabbix_script.ps1
Dentro do script:
Criei um item e o IP retorna correto. Porém queria utilizar desta forma só que não funcionou aqui:
net.if.total[network.ip]
Alguém mais tem ideia de como posso fazer isso?
Garanto que já perdi várias horas pesquisando.
Preciso de um ajuda no monitoramento de interfaces de rede no windows.
Tenho quase uma centena de servidores windows e preciso monitorar o tráfego de rede deles igual já faço com os servidores linux.
Porém, os servidores Linux as interfaces são eth0,eth1... em0, em1.
No windows eu teria que colocar o nome diferente para cada modelo de placa:
"Realtek PCIe GBE Family Controler"
Então resolvi pesquisar, e testar alguma coisas. Descobri que se colocar o IP local também funciona:
net.if.total[10.1.1.250]
Mas ainda continuava com o problema de ter que cadastrar todos os IPs e além do tráfego teria que coletar outros dados então seriam centenas de registros no template.
Como resolvi fazer tudo em PowerShell que aplica-se melhor ao meu cenário resolvi criar uma chave que retorne o IP só mudar o número do array e vai trazendo de todas as interfaces [0]:
network.ip, powershell.exe -nologo -file zabbix_script.ps1
Dentro do script:
Code:
[System.Net.Dns]::GetHostbyName($env:COMPUTERNAME).AddressList[0].IPAddressToString
net.if.total[network.ip]
Alguém mais tem ideia de como posso fazer isso?
Garanto que já perdi várias horas pesquisando.
Comment