Ad Widget

Collapse

Monitoramento de disponibilidade de links

Collapse
X

• Time
  • Show
Clear All
new posts
  • flavio.magal
    Junior Member
    • Sep 2019
    • 2

Monitoramento de disponibilidade de links

Pessoal, tudo bem??
    Sou novo no mundo Zabbix, mas estou muito entusiasmado com a ferramenta. Vou contar uma historinha pra vocês;

A empresa em que trabalho presta serviço para um órgão estatal. Eu fico alocado dentro do cliente e a equipe a qual faço parte uma das atribuições e fazer o monitoramento do link de internet de mais de 300 unidades do órgão em diversas localidades da capital e do interior do estado.

O Zabbix aqui é um mundo novo para todos, porém estamos com um projeto de implantar um servidor Zabbix afim fazer o monitoramento desses mais de 300 links. Nossa intensão é que o Zabbix nos ajude com um relatório mensalmente de disponibilidade desses links. Hoje fazemos esse relatório no Nagios, porém só conseguimos gerar um por vez, ou seja localidade por localidade. Nosso objetivo é que com o Zabbix seja possível gerar esse relatório de todas as localidades de uma só vez.

Alguém sabe e pode me confirmar se é possível, atualmente estou cadastrando os "hosts" com monitoramento simples de PING. Esse é o mais indicado para minha necessidade, caso não alguém me indica outro template para um monitoramento mais completo.

Vou descrever nosso cenário para ficar mais claro e entenderem melhor.

Todos as nossas localidades tem um link dedicado da Embratel chegando em um roteador Cisco modelo 2800 ou 2900, esses são os meus HOSTs.

A intensão é que nosso servidor Zabbix faça o monitoramento de disponibilidade dos links de todas as localidades e no inicio de cada mês seja gerado um relatório informando a % de disponibilidade de cada link, porém essa porcentagem só pode ser calculada em uma determinada janela de horário que é de segunda a sexta feira das 07:00 as 19:00.

Mais uma vez pergunto, É POSSÍVEL ????

Obrigado a todos e aguardo a ajuda de vocês.
  • cros
    Member
    • Jul 2017
    • 87

a resposta é muito simples, sim.
    kkkkk

fica em "relatorio" e "relatorios de disponibilidade". vc tem q ter esse item monitorando e trigger alarmando este ping, tipo esta expressao ".avg(25m)}=0" ou ".last(#1)}=0 and .last(#2)}=0". eu resumi essa expressao ta, se quiser eu ate mostro ela inteira se nao souber.

a unica dica q tenho é para q vc coloque na sua coleta com estes parametros ou o q vc achar melhor, eu gostei desse parametro porque me evita falso positivo, pq 1 ping falha, mas varios, falha menos e ele considera o q deu mais, 0 ou 1.

icmpping[,10,3000,32,4000]

no proprio zabbix vc consegue saber o q sao esses valores.

vc consegue criar uma trigger para ela funcionar de "segunda a sexta feira das 07:00 as 19:00." mas ela ficaria complexa e muito pesada ,tem q tomar cuidado c a expressao, funciona mais perde desempenho d cpu/mem , dai era bom vc testar ne ou vc limita a coleta neste horario no item, nao sei muito se vai dar certo, pq nao teste esta limitacao d coleta.

Comment

• cros
      Member
      • Jul 2017
      • 87

exemplo de trigger para considerar apenas dados em horario de expediente, tirando fds e madrugada.

obs: esse ifInOctets.3, foi so um exemplo, vc tem q adequar ao q esta monitorando e nome_template tb, o resto observe q ele ta limitando as horas 8h - 18h e os dias da semana. é importante q vc gaste um tempo entendendo a expressao p vc modelar p o q quer, nao é dificil, qualquer coisa, entre na documentacao do zabbix no site oficial.

(({nome_template:ifInOctets.3.avg(002000)}>512000 ) and ({nome_template:icmpping.time()}>080000 and {nome_template:icmpping.time()}<180000) and ({nome_template:icmpping.dayofweek()}>0 and {nome_template:icmpping.dayofweek()}<6) or ({nome_template:ifOutOctets.3.avg(002000)}>512000 ) and ({nome_template:icmpping.time()}>080000 and {nome_template:icmpping.time()}<180000) and ({nome_template:icmpping.dayofweek()}>0 and {nome_template:icmpping.dayofweek()}<6) )

Comment

• flavio.magal
        Junior Member
        • Sep 2019
        • 2

cros, tudo bem? Caro amigo, acho que vou aceitar sua ajuda.

Montando a minha expressão da Trigger ela ficou assim

" ----
        ((({Disponibilidade:icmpping.time()}>=070000) and ({Disponibilidade:icmpping.time()}<=190000)) and (({Disponibilidade:icmpping.dayofweek()}>0) and ({Disponibilidade:icmpping.dayofweek()}<6)) and ({Disponibilidade:icmpping.avg(000100)}=0))
        ---- "
        Esta correta ???

Para o meu monitoramento, eu clonei um template do sistema e editei os Items, excluindo os desnecessários e fiz o mesmo com as Triggers, editei uma e exclui as outras, alem disso criei um gráfico.
        Last edited by flavio.magal; 10-10-2019, 20:56.

Comment

• erickbreno
          Junior Member
          • Dec 2019
          • 2

Bom dia.

Também estou com a necessidade de montar este mesmo cenário de monitoramento de link aqui na empresa.

O ping que vcs montaram é do Zabbix Server até o roteador da operadora?

Não sei se é possível ainda, mas pensei em um monitoramento de ping para um endereço na internet (ex.: google.com) partindo de um roteador, ou até mesmo criar um alerta se em uma determinada porta do equipamento não tiver mas nenhum tráfego por x minutos.

Alguém pode me dar uma ideia de como fazer?

abraços.

Comment

• 1berto
            Senior Member
            • Sep 2018
            • 182

Provavelmente esses roteadores já tem templates para monitoração via SNMP que trarão muito mais informações.
            Mesmo se não tiverem vocês poderão criar os templates com os itens e triggers se tiverem as OIDs.

Comment

• 1berto
              Senior Member
              • Sep 2018
              • 182

Originally posted by erickbreno
              Bom dia.

Também estou com a necessidade de montar este mesmo cenário de monitoramento de link aqui na empresa.

O ping que vcs montaram é do Zabbix Server até o roteador da operadora?

Não sei se é possível ainda, mas pensei em um monitoramento de ping para um endereço na internet (ex.: google.com) partindo de um roteador, ou até mesmo criar um alerta se em uma determinada porta do equipamento não tiver mas nenhum tráfego por x minutos.

Alguém pode me dar uma ideia de como fazer?

abraços.
              Há três formas 'básicas' de itens monitoração relacionados ao seu cenário.
              1. Testes simples como o ping que são executados no servidor zabbix
              2. Agente - instalado em 'computadores' x86 oferece melhor desempenho e oferece mais flexibilidade
              3. SNMP - Protocolo padrão de monitoração, presente em praticamente todos equipamentos de rede profissionais. Bastante compatível, mas você está limitado ao catálogo de informações que o equipamento forneça.

Assim se você quiser pingar uma máquina você pode partir do servidor do zabbix (teste simples) ou a partir de algum outro computador onde possa instalar o agente e 'enxergar' o equipamento remoto que quer pingar. Você pode obter do roteador as informações que ele tiver (pesquise por SNMP OIDs para o modelo do seu equipamento) através do tipo de item SNMP.

Comment

• erickbreno
                Junior Member
                • Dec 2019
                • 2

Originally posted by 1berto

Há três formas 'básicas' de itens monitoração relacionados ao seu cenário.
                1. Testes simples como o ping que são executados no servidor zabbix
                2. Agente - instalado em 'computadores' x86 oferece melhor desempenho e oferece mais flexibilidade
                3. SNMP - Protocolo padrão de monitoração, presente em praticamente todos equipamentos de rede profissionais. Bastante compatível, mas você está limitado ao catálogo de informações que o equipamento forneça.

Assim se você quiser pingar uma máquina você pode partir do servidor do zabbix (teste simples) ou a partir de algum outro computador onde possa instalar o agente e 'enxergar' o equipamento remoto que quer pingar. Você pode obter do roteador as informações que ele tiver (pesquise por SNMP OIDs para o modelo do seu equipamento) através do tipo de item SNMP.
                O tipo de monitoração que estou adotando nos equipamentos de rede é o SNMP. No meu cenário eu acredito que não se aplique o ping do Zabbix Server (ou qualquer outra máquina, sem ser o próprio roteador) para a internet, pois possuo 3 links e este pacote icmp poderia sair por qualquer um destes links.

No site da fabricante de um roteador que tenho aqui, disponibiliza a MIB para download. Pra qual seria essa finalidade, para importar no Zabbix Server ? Se sim, qual a vantagem?

Comment

• 1berto
                  Senior Member
                  • Sep 2018
                  • 182

As OIDS são as variáveis SNMP que o equipamento fornece.
                  Se você vai monitorar vários equipamentos iguais o mais simples é criar um template com as OIDs que quiser e aplicar este template a todos os equipamentos.
                  Um exemplo 'bobo'.
                  Para testar as OIDs use snmpget do Unix ou algum equivalente do Windows.
                  Vamos supor que a OID 1.2.3.4.5.6 traz a velocidade da conexão em kbps.
                  Você criar um template, cria um novo item
                  quando selecionar o tipo de item SNMP, vai abrir a opção para incluir a OID.
                  Há outros campos por exemplo a versão do SNMP, a community (que o fornecedor deve passar para vocês), etc.
                  E outros que precisarão decidir como a frequência com que a OID deve ser lida.
                  Depois você cria um trigger que vai disparar quando essa velocidade cair por exemplo abaixo do valor 10 (por exemplo).
                  E aplica este template a todos os hosts (equipamentos que quer monitorar).

Este é o feijão com arroz da monitoração zabbix.
                  Os detalhes obviamente dependem da estrutura que querem monitorar.
                  Se vocês já monitoravam antes provavelmente usavam estratégias semelhantes...

Criação de itens SNMP
                  https://www.zabbix.com/documentation...itemtypes/snmp
                  Criação de triggers:
                  https://www.zabbix.com/documentation...ers/expression

Last edited by 1berto; 18-12-2019, 19:30.

Comment

• nicolasfarias21
                    Junior Member
                    • May 2023
                    • 2

Originally posted by flavio.magal
                    Pessoal, tudo bem??
                    Sou novo no mundo Zabbix, mas estou muito entusiasmado com a ferramenta. Vou contar uma historinha pra vocês;

A empresa em que trabalho presta serviço para um órgão estatal. Eu fico alocado dentro do cliente e a equipe a qual faço parte uma das atribuições e fazer o monitoramento do link de internet de mais de 300 unidades do órgão em diversas localidades da capital e do interior do estado.

O Zabbix aqui é um mundo novo para todos, porém estamos com um projeto de implantar um servidor Zabbix afim fazer o monitoramento desses mais de 300 links. Nossa intensão é que o Zabbix nos ajude com um relatório mensalmente de disponibilidade desses links. Hoje fazemos esse relatório no Nagios, porém só conseguimos gerar um por vez, ou seja localidade por localidade. Nosso objetivo é que com o Zabbix seja possível gerar esse relatório de todas as localidades de uma só vez.

Alguém sabe e pode me confirmar se é possível, atualmente estou cadastrando os "hosts" com monitoramento simples de PING. Esse é o mais indicado para minha necessidade, caso não alguém me indica outro template para um monitoramento mais completo.

Vou descrever nosso cenário para ficar mais claro e entenderem melhor.

Todos as nossas localidades tem um link dedicado da Embratel chegando em um roteador Cisco modelo 2800 ou 2900, esses são os meus HOSTs.

A intensão é que nosso servidor Zabbix faça o monitoramento de disponibilidade dos links de todas as localidades e no inicio de cada mês seja gerado um relatório informando a % de disponibilidade de cada link, porém essa porcentagem só pode ser calculada em uma determinada janela de horário que é de segunda a sexta feira das 07:00 as 19:00.

Mais uma vez pergunto, É POSSÍVEL ????

Obrigado a todos e aguardo a ajuda de vocês.
                    Amigo uma duvida, Como vc puxa os dados de um link dedicado para o Zabbix?

Comment

Working...